IA na Neurocirurgia em destaque na Santa Casa
O neurocirurgião Luiz Roberto Aguiar, cirurgião de coluna de renome nacional, traz para Londrina sua expertise em cirurgia espinhal orientada por IA e guiada por imagens em tempo real. Neurocirurgião de Curitiba, o médico e sua equipe são pioneiros na América Latina neste tipo de procedimento, implantado no Hospital Pilar no ano passado.
Ele esteve na Santa Casa de Londrina em meados de março, dando uma aula sobre a técnica que é considerada revolucionária no modo e na segurança do tratamento cirúrgico para coluna. Na aula o professor mostrou que esse modo de realizar cirurgia espinhal traz vantagens superiores à cirurgia minimamente invasiva. Participaram neuriocirurgiões e residentes da especialidade da Santa Casa e outros hospitais de Londrina.
VANTAGENS da IA na CIRURGIA de COLUNA - “Se a navegação é útil para cirurgia de crânio, ela é imprescindível para a cirurgia de coluna”, ressaltou o professor Aguiar. A abordagem utiliza softwares de última geração para aprimorar o planejamento cirúrgico e a execução dos procedimentos. A tecnologia possibilita que os cirurgiões tenham acesso a informações detalhadas e insights valiosos.
Os softwares de IA são capazes de analisar imagens de ressonância magnética e tomografia computadorizada, identificando com precisão as estruturas anatômicas envolvidas e auxiliando os cirurgiões na definição da melhor abordagem para cada caso específico.
Além disso, a IA também oferece a capacidade de simulação em tempo real durante a cirurgia, permitindo ajustes e correções imediatas e garantindo maior precisão e menores riscos associados ao procedimento. O professor afirma que as intervenções se tornam mais seguras, precisas e eficientes. Portanto, menos traumáticas para o paciente. “A neuronavegação veio para ficar. É uma via sem retorno”, afirma o professor, destacando que IA não dispensa o conhecimento e experiência do neurocirurgião.
A aula foi gratuita, promovida pelo Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Londrina, com o apoio de Hospital Pilar, Hospital Care, AXIS e Neuroclínica Londrina.
..........................................................
Assessoria de Comunicação - ISCAL
Fotos: arquivo ISCAL