POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE USO DE COOKIES

Estamos comprometidos com a proteção de dados pessoais que são compartilhados conosco pelos usuários que navegam em nosso website. Assim, esta Política de Privacidade tem o intuito de informar sobre a coleta, armazenamento, compartilhamento, eliminação e outras formas de tratamento dos dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As práticas de tratamento de dados descrita nesse documento são aplicáveis a todas as empresas, setores e serviços que compõem a ISCAL, abrangendo colaboradores, prestadores de serviços, pacientes, acompanhantes, fornecedores ou qualquer outra pessoa que tenha algum tipo de interação conosco por meio deste website.

A leitura desta Política é essencial para o uso consciente dos serviços disponibilizados em nosso website.

QUEM SOMOS
A Irmandade da Santa Casa de Londrina, identificada pela sigla ISCAL, inscrita no CNPJ sob o nº 78.614.971/0001-19, é a mantenedora do HOSPITAL SANTA CASA DE LONDRINA, HOSPITAL MATER DEI, HOSPITAL INFANTIL SAGRADA FAMÍLIA, CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MATER TER ADMIRABILIS (CEPMTA), INSTITUTO DE ENSINO PESQUISA E INOVAÇÃO (IEPI) e exerce o papel de Controladora dos dados pessoais, ou seja, é a responsável por tomar as decisões sobre o tratamento dos dados.

ENCARREGADO DE DADOS: DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES
O Encarregado de Dados da ISCAL é Márcio Alexandre Brolesi. Ele é o responsável por receber e responder as demandas relativas à proteção de dados.
Para exercer seus direitos relacionados a seus dados ou fazer uma reclamação, use um dos nossos canais a seguir:
>> Formulário de Exercício de Direitos pelo Titular disponível nesse site, na aba LGPD;
>> Presencialmente de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30, na RECEPÇÃO nos seguintes endereços:
         > Hospital Santa Casa de Londrina: Rua Espírito Santo, 523, centro, Londrina – PR.
         > Hospital Mater Dei: Rua Senador Souza Naves, 1681, Jardim Londrilar, Londrina – PR.
         > Hospital Infantil Sagrada Família: Av. Juscelino Kubitschek, 2615, Vila Ipiranga, Londrina – PR.
         > Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis (CEPMTA): Rua Ulrico Zuinglio, 1110, Gleba Palhano, Londrina – PR.

ATENÇÃO:
>> Se você é ou foi colaborador da ISCAL e pretende informações sobre os dados pessoais vinculados ao seu contrato de trabalho, o atendimento presencial será realizado pelo setor de Recursos Humanos (Rua Senador Souza Naves, 441, 14º andar, sala 142).
>> Se você é ou foi residente de algum Programa de Residência da ISCAL e pretende informações sobre os dados pessoais vinculados ao Programa de Residência, o atendimento presencial será realizado pelo IEPI – Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (Rua Senador Souza Naves, 441, 14º andar, sala 143).

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o
Encarregado de Dados pelo e-mail: lgpd@iscal.com.br
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GLOSSÁRIO -
Antes de ler nossa Política de Privacidade e de uso de Cookies é importante que você conheça o significado dos termos que serão utilizados:
Dados pessoais: toda informação referente a uma pessoa natural (pessoa física) identificada ou identificável. São exemplos de dados pessoais: nome, RG, CPF, endereço, telefone, e-mail, etc.
Dados pessoais sensíveis: dados que identifiquem a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
Titular dos dados: pessoa natural (pessoa física) a quem os dados coletados se referem.
Usuário: pessoa natural que possua algum tipo de interação com a ISCAL e, por isso, poderá estar sujeita ao tratamento de seus dados pessoais. Como exemplo de usuário estão  as pessoas que navegam em nosso website, portal, redes sociais, pacientes, acompanhantes, prestadores de serviços, alunos, docentes e colaboradores.
Cookies: São arquivos de informação que são armazenados no seu computador ou dispositivos móveis através do navegador de internet (browser). Estes arquivos permitem que, durante um determinado período, um website “se lembre” das ações e preferências registradas em nome do Usuário. O uso de cookies existe para que o Usuário, ao regressar a um website que já visitou, não tenha, em princípio, que indicar novamente as suas preferências de navegação (idioma, fonte, forma de visualização, etc). Os cookies podem ser persistentes ou de sessão.
Cookies persistentes: permanecem no computador do usuário mesmo após fechar a sessão ou até a sua exclusão.
Cookies de sessão: expiram quando o usuário fecha o navegador.
Cloud computing: fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. 

COLETA DE DADOS PESSOAIS
A coleta dos dados pessoais pode variar de acordo com o serviço utilizado e a forma pela qual você interage conosco, podendo ocorrer mediante fornecimento voluntário ou uso de ferramentas de coleta automática. Os dados serão coletados de acordo com o serviço solicitado por você, ou seja, inscrições em cursos, eventos ou programas de residência exigirão quantidade de dados maiores do que simples pedidos de informações.

A coleta desses dados pode ocorrer mediante fornecimento voluntário, como quando você:
> Entra em contato pelos canais de atendimento:  telefone, WhatsApp, e-mail, site (Fale Conosco/SAC/Ouvidoria),  redes sociais;
> Preenche formulários disponíveis em nossos sites;
> Utiliza algum de nossos serviços;

Além do fornecimento voluntário, podemos coletar outros dados, de forma automática, a partir de toda interação que você efetua conosco quando acessa os nossos canais digitais. Assim, podemos registrar as atividades que você realiza quando utiliza nosso website, as quais poderão conter:
> Endereço IP
> Acesso e ações realizadas por você no serviço disponibilizado;
> Data e hora de cada ação realizada;
> Informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.
> Para essa coleta, podemos utilizar tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas, tais como:
         > Ferramentas de analytics: essas ferramentas podem coletar informações como a forma que você visita um site, incluindo quais páginas e quando você visita tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.
         > Cookies: Essas ferramentas são arquivos de internet que armazenam de forma temporária o que você está visitando na rede e podem ser utilizados para diversos propósitos, a depender da categoria. Os tipos de cookies utilizados podem ser:
             o   Essenciais: esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede.  Esses cookies não podem ser desativados.
             o   Analíticos: esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site, descobrir erros e fornecer uma melhor análise geral. Os cookies analíticos poderão ser desabilitados através do botão Opções de cookies, localizado na parte inferior do site, porém, ao desabilitá-los alguns recursos do site poderão deixar de funcionar corretamente ou prejudicar funcionalidades que visam melhoria da experiência do usuário durante a navegação do site.

 FINALIDADE  E  USO  DE  SEUS  DADOS
Em geral, nós coletamos seus dados pessoais para que possamos prestar os nossos serviços, bem como para conhecermos melhor você e assim oferecermos uma experiência mais adequada, com as seguintes finalidades:
> Inscrição em cursos, eventos ou programas de residências;
> Recebimento de currículos ou documentos para participação em processo seletivo;
> Obtenção de pedidos de informações ou providências;
> Atendimento a mandamentos legais e regulatórios (leis, regulamentações e resoluções).
> Marketing e publicidade dos nossos produtos, serviços e eventos, inclusive com envio de ofertas e recomendações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você, mediante a sua autorização;

Lembramos que nossa atividade principal é a prestação de serviços na área de saúde; assim, dados pessoais (inclusive dados sensíveis) são coletados e tratados com a finalidade de possibilitar atendimento médico-hospitalar aos nossos pacientes, bem como prestar informações ao acompanhante/responsável legal sobre o estado de saúde do paciente.
Também atuamos na prestação de serviços educacionais e muitos dados são coletados e tratados com a finalidade de permitir a prestação destes serviços.

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS
Quando necessário para viabilizar a comercialização e manutenção de um produto ou prestação de um serviço contratado por você, nós poderemos compartilhar seus dados pessoais com terceiros, tais como:
> Entre setores, filiais e serviços mantidos pela ISCAL e os profissionais que neles atuam, possibilitando o atendimento e prestação de serviços disponibilizados a você;
> Autoridades judiciais ou administrativas, entidades governamentais ou outros terceiros, para cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
> Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados com terceiros será feito na medida do estrito necessário para permitir que eles realizem os serviços que nos fornecem, dentro das finalidades aqui informadas, de acordo com os propósitos dos nossos negócios e nos limites do que autoriza a legislação aplicável.

TRANSFERÊNCIA  INTERNACIONAL  DE  DADOS
A ISCAL não efetua a cessão de dados de usuários a terceiros com a finalidade de permitir qualquer comercialização de seus serviços. Contudo, tais dados poderão ser transferidos e mantidos em ambiente situado dentro ou fora do território nacional, especialmente em razão da possibilidade de armazenamento de dados em provedores conhecidos como cloudcomputing (computação em nuvens).

Quando o armazenamento ocorrer fora do país, as leis de proteção de dados podem ser diferentes das existentes no Brasil, mantidos padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

ACESSO A PÁGINAS DE TERCEIROS
Através do website da ISCAL ou de documentos nele constantes será possível o acesso a websites de terceiros, os quais estão sujeitos à Política de Privacidades próprias.
Esta Política de Privacidade e de Uso de Cookies não são aplicáveis aos websites de terceiros e a ISCAL não se responsabiliza pela forma como os dados dos usuários serão tratados por esses websites. Por isso, recomendamos que você leia atentamente a Política de Privacidade de todo website antes de navegar por ele.

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS
A lei assegura ao titular dos dados exercitar, a qualquer tempo, os direitos referentes aos dados que lhes digam respeito, tais como obter informações sobre os dados existentes, compartilhamento, retificação, anonimização, revogação de consentimento, portabilidade, eliminação, entre outros.

Para conhecer melhor ou exercer seus direitos, ACESSE AQUI o FORMULÁRIO PARA O EXERCÍCIO DE DIREITOS PELO TITULAR DE DADOS.

COMO MANTEMOS SEUS DADOS PESSOAIS SEGUROS
Adotamos processos e políticas internas que asseguram o cumprimento de normas e boas práticas relativas à proteção de dados pessoais.
Com relação às medidas técnicas que adotamos são as seguintes: hospedagem em servidores que adotam políticas que tenham a segurança como elemento-chave; monitoramento do ambiente; análises e testes periódicos de segurança da informação em nossos sistemas, entre outras. Ainda, disseminamos em toda a organização a cultura de sigilo, privacidade e proteção dos dados por meio de programa permanente de conscientização e capacitação.
Adotamos processos e políticas de boas práticas na proteção de seus dados. Mas é nosso dever alertá-lo de que não existe sistema inviolável e, por isso, vemos com frequência notícias na mídia sobre ações criminosas envolvendo a invasão de sistemas de empresas situadas no Brasil e exterior.

POR QUANTO TEMPO ARMAZENAREMOS SEUS DADOS
Os dados pessoais serão mantidos somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, para fins de cumprimento de requisição de autoridades competentes ou quaisquer obrigações legais ou contratuais que sejam inerentes.

Assim, os dados pessoais serão eliminados quando: (a) não forem mais necessários aos fins para os quais foram coletados; (b) término do período de consentimento concedido por você; (c) quando solicitado por você, exceto na hipótese de necessidade de cumprimento de obrigação legal ou regulatória, e para o exercício de seus direitos em processos judiciais ou administrativos.

ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES
Poderemos alterar esta Política de Privacidade e uso de Cookies a qualquer tempo. As alterações serão disponibilizadas no website e ao continuar a usar nossos produtos e serviços após uma alteração você estará automaticamente concordando com as novas condições.

As práticas contidas nesta Política de Privacidade foram redigidas de acordo com a legislação aplicável, especialmente quanto à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD).